Em nosso terceiro encontro, construímos juntos um quadro com as vantagens e desvantagens (ou problemas) da utilização da comunicação nos processos educativos. A participação dos alunos foi intensa. O quatro ficou dividido em três categorias:
1) Comunicação como produto - Educação com os meios: prevê o uso da comunicação como ferramenta didática, auxiliar ao conteúdo da disciplina, tirando o maior proveito de cada linguagem, agregando prazer e dinamismo à aprendizagem, e familiarizando os jovens com a cultura midiática.
2) Comunicação como produto - Educação para os meios: levar para a sala de aula a análise dos processos de comunicação e a reflexão sobre os conteúdos da mídia, formando leitores, espectadores e internautas mais críticos.
3) Comunicação como processo - Educação pelos meios: implica na produção de mídia com ou pelos alunos, num processo colaborativo, valorizando o protagonismo do jovem na construção do conhecimento e sua participação social, a serviço de qualquer projeto de trabalho e de qualquer tipo de conteúdo.
Comunicação como produto | Educação com os meios | |
Vantagens - prender a atenção dos alunos - estimular debates - trazer para a sala de aula temas/abordagens que não estão nos livros didáticos - atrair os alunos por suas habilidades específicas (musical, audiovisual, auditiva, etc.) - promover a transversalidade | Problemas - dispersar a atenção dos alunos - subutilizar ou utilizar de forma instrumental a comunicação - estimular pouco a visão crítica dos alunos sobre a mídia - dificuldade de separar educação de entretenimento (ausência de uma finalidade educativa)* | |
Educação para os meios | ||
Vantagens - desenvolver a capacidade de crítica (conteúdo e linguagem) - desenvolver autonomia - atrair os alunos por suas habilidades específicas (musical, audiovisual, auditiva, etc.) - promover a transversalidade - promover a interdisciplinaridade - desenvolver a capacidade de expressão e de argumentação | Problemas - confundir análise crítica com doutrinação ideológica - falta de preparação dos professores para esta tarefa | |
Comunicação como processo | Educação pelos meios | |
Vantagens - prender a atenção dos alunos - estimular debates - trazer para a sala de aula temas/abordagens que não estão nos livros didáticos - atrair os alunos por suas habilidades específicas (musical, audiovisual, auditiva, etc.) - promover a transversalidade - promover a interdisciplinaridade - desenvolver a capacidade de crítica (conteúdo e linguagem) - desenvolver autonomia - produzir abordagens alternativas aos assuntos que circulam na mídia - desenvolver a auto-estima - colocar o aluno como ator/sujeito da educação - desmistificar a produção de mídia - possibilitar mudanças nas relações de poder na escola (professor/aluno, aluno/direção, professor/direção, etc.) - desenvolver uma série de competências (leitura e escrita, expressão artística, expressão oral, capacidade de argumentação, habilidades técnicas, responsabilidade, compromisso, trabalho em grupo, etc.) | Problemas - falta de preparação dos professores - falta de equipamentos - necessidade de reformulação ou flexibilização do currículo |
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