segunda-feira, 6 de abril de 2009

Educação + Comunicação

Em nosso terceiro encontro, construímos juntos um quadro com as vantagens e desvantagens (ou problemas) da utilização da comunicação nos processos educativos. A participação dos alunos foi intensa. O quatro ficou dividido em três categorias:

1) Comunicação como produto - Educação com os meios: prevê o uso da comunicação como ferramenta didática, auxiliar ao conteúdo da disciplina, tirando o maior proveito de cada linguagem, agregando prazer e dinamismo à aprendizagem, e familiarizando os jovens com a cultura midiática.

2) Comunicação como produto - Educação para os meios: levar para a sala de aula a análise dos processos de comunicação e a reflexão sobre os conteúdos da mídia, formando leitores, espectadores e internautas mais críticos.

3) Comunicação como processo - Educação pelos meios: implica na produção de mídia com ou pelos alunos, num processo colaborativo, valorizando o protagonismo do jovem na construção do conhecimento e sua participação social, a serviço de qualquer projeto de trabalho e de qualquer tipo de conteúdo.

Comunicação como produto
Educação com os meios
Vantagens
- prender a atenção dos alunos
- estimular debates
- trazer para a sala de aula temas/abordagens que não estão nos livros didáticos
- atrair os alunos por suas habilidades específicas (musical, audiovisual, auditiva, etc.)
- promover a transversalidade

Problemas
- dispersar a atenção dos alunos
- subutilizar ou utilizar de forma instrumental a comunicação
- estimular pouco a visão crítica dos alunos sobre a mídia
- dificuldade de separar educação de entretenimento (ausência de uma finalidade educativa)*

Educação para os meios

Vantagens
- desenvolver a capacidade de crítica (conteúdo e linguagem)
- desenvolver autonomia
- atrair os alunos por suas habilidades específicas (musical, audiovisual, auditiva, etc.)
- promover a transversalidade
- promover a interdisciplinaridade
- desenvolver a capacidade de expressão e de argumentação

Problemas
- confundir análise crítica com doutrinação ideológica
- falta de preparação dos professores para esta tarefa
Comunicação como processo

Educação pelos meios
Vantagens
- prender a atenção dos alunos
- estimular debates
- trazer para a sala de aula temas/abordagens que não estão nos livros didáticos
- atrair os alunos por suas habilidades específicas (musical, audiovisual, auditiva, etc.)
- promover a transversalidade
- promover a interdisciplinaridade
- desenvolver a capacidade de crítica (conteúdo e linguagem)
- desenvolver autonomia
- produzir abordagens alternativas aos assuntos que circulam na mídia
- desenvolver a auto-estima
- colocar o aluno como ator/sujeito da educação
- desmistificar a produção de mídia
- possibilitar mudanças nas relações de poder na escola (professor/aluno, aluno/direção, professor/direção, etc.)
- desenvolver uma série de competências (leitura e escrita, expressão artística, expressão oral, capacidade de argumentação, habilidades técnicas, responsabilidade, compromisso, trabalho em grupo, etc.)

Problemas
- falta de preparação dos professores
- falta de equipamentos
- necessidade de reformulação ou flexibilização do currículo

* Este item gerou bastante polêmica em sala, muita gente não concordou que haja a separação entre finalidade educativa e finalidade de entretenimento. Voltaremos a esse assunto em outro momento do curso.

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